Há duas coisas que eu aprendi ao longo da minha vida. Um, todos são geniais de alguma forma. Dois, cada experiência é uma oportunidade de você aprender algo. E aprendi muita coisa quando o assunto é como publicar um livro. Afinal, desde 2001, trabalho no mercado editorial. Entra ano e sai ano e aprendo lições que creio devem ser compartilhadas.

E o propósito deste texto é focar na produção de um livro, seja de qualquer gênero literário, desde que lançado de forma independente ou até mesmo auto-publicado. Este é o ponto! Esta é minha meta: falar sobre como escrever e publicar um livro. Digo sempre aos autores que estão começando: você não precisa ser um grande escritor, o que é preciso é ter algo valioso para ensinar ou contar.

Com isto, mesmo não sendo fã de anúncios prematuros, gostaria de pontuar duas coisas aqui para que você possa já focar. Afinal, como já disse anteriormente, aprendi diversas lições com os autores independentes que atendi durante estes décadas de trabalho:

  1. Seja responsável com seus prazos, isto demonstra responsabilidade – Ao anunciar seu livro, tanto  na entrega de material para os profissionais quanto para seu futuro público, seja responsável quanto as datas. E sempre recomendo: use ferramentas simples e eficazes para que, apesar das pressões, entregue cada etapa. Já tive oportunidade de conversar com um grupo de escritores sobre isto. Alguns anunciam datas de lançamento da obra, para que isto os motive e pressione para o cumprimento de cada passo. Seja responsável!
  2. Marketing para o seu livro começa ‘no começo’ – A menos que você já tenha uma liderança reconhecida ou seja uma autoridade no assunto que escolheu escrever, eu recomendo que desde sempre já comece sua campanha de publicidade/propaganda ou qualquer nome que queira dar a isto! Isto já antecipa a expectativa do público, além de aumentar a curiosidade.  Aguçar estes itens, já formará uma ‘fila de espera virtual’ de seus livro. Isto já prepara o caminho desde o primeiro momento onde você pensou em como publicar um livro até a tão sonhada noite de autógrafo.

Um autor, com quem trabalhei, antes mesmo de lançar seu livro já tinha um alcance de 2000 pessoas. Tudo isto usando seu mailing, construído em poucos meses de dedicada estratégia. Quando lançou seu livro, já tinha praticamente a primeira  edição vendida antecipadamente.

A viagem do autor é muito maior que sua saga de saber como publicar um livro. Há de se preparar para o aprendizado difícil de se vender e transformar uma ideia, conto ou história em um livro. A intenção aqui é ajudá-lo nesta empreitada, muitas vezes solitária. Um guia de partida para que o projeto de como escrever um livro, torne-se no álbum de fotos da Noite de Lançamento de sua primeira obra.

Assunto

Por que você está escrevendo um livro? Está realizando seu sonho? Você está buscando ganhar dinheiro? Ou talvez você só queira um cartão de visita? Ou talvez você queira posicionar-se como uma autoridade/liderança em um determinado assunto, para que você possa obter clientes?

Enfim, aqui começa a jornada da maioria dos autores: Como publicar um livro, sem saber que assunto será escrito?

Você tem que decidir no início o que você está procurando, definir e escrever para que você possa ter seu objetivo final. O como publicar um livro, penso eu, deveria vir depois do o que publicar!

Se o seu objetivo é entrar na lista de bestsellers, a auto-publicação é um tiro à longo prazo. Você sempre pode tratá-lo como um ‘risco calculado’, para entender até onde você pode ir e com um bom plano de negócio chegar aonde sonha no mercado literário nacional daqui há alguns anos.

como publicar um livro

Não importa o seu objetivo financeiro. Em última análise, seu objetivo principal deve ser a transformação de seu leitor: de alguém curioso pelo conteúdo até alguém que quer consumir seu conteúdo. Pense sempre nisto: Se o leitor não pode ser transformado ou obter qualquer valor do que você está fornecendo, então tudo será perdido. Você pode arruinar sua reputação.

Como publicar um livro que mude vidas?

Se vocês esta lendo este texto, longo por sinal, eu suponho que você tenha um assunto para escrever. Mas, no caso de você não ter decidido o assunto a ser escrito, eu vou lhe dar algumas dicas.

A) Anote todas as perguntas que as pessoas lhe fazem (isso leva tempo, pode ser meses!). Revise essas perguntas e tome nota do que as pessoas mais solicitam. O jeito e como publicar um livro, passa por responder perguntas de seus leitores.
B) Qual a sua paixão? O que você pode fazer melhor do que a maioria das pessoas? Sei que muitos se sentem aqui com um medo de se mostrarem menor que um Machado de Assis! Guarde um segredo: VOCÊ tem algo que muitas pessoas precisam ouvir! E acredite em mim: sua paixão pode mudar centenas de pessoas!
C) O que você faz para ganhar a vida? Desde já saiba que seu trabalho ou carreira vai ser pesquisada pelas pessoas. Como publicar um livro, sem se arriscar ou ‘dar a cara’ ao tapa? Sair da zona de conforto, por mais dolorosa que seja, é o caminho de qualquer escritor em busca de maturidade. Escreva! Publique! Mostre-se!
D) Pesquise profundamente sobre um assunto. Pesquise e anote quais palavras-chaves estão no topo das buscas na internet. Pesquise em sites que vendam livros, quais tem sido os livros no topo das listas de cada uma destas livrarias. Se achar algo assim, isso pode ser um sinal que exista um mercado para isso.
E) Antigos posts em seu blog. Normalmente, uma publicação de blog de grande desempenho significa que é um assunto com o qual as pessoas repercutiram. Se você acha que pode ampliar o assunto ainda mais, vá fundo nisto.

Esboço

Ao fazer o seu plano de ação e escrita, você precisa esperar o inesperado. Quando eu ouço pessoas que querem colocar um livro em um mês nas lojas, percebi que elas não se atentavam sobre o tempo que demoraria para revisar as coisas. Era de certa forma, engraçado ver o que se tornavam quando o inevitável acontecia. Uma ou duas semanas depois, os escritores percebiam que tinham ainda menos tempo para terminar sua obra por causa das revisões de textos e todo o trabalho que vem depois que a escrita está concluída. Entender como publicar um livro, é algo torturante e a jornada do autor é muito mais longa que uma criação de um novo Reino ou língua.

Se tem algo que recomendo aos escritores é anotar sobre diversos autores e assuntos correlatos à obra que esta sendo escrita. Anotar pensamentos e aplicações de soluções as respostas que sobressaem em sua criação. Leia muito e anote citações de diversos autores, principalmente meus mentores e favoritos. Sim, aqueles de cabeceira. Faça uma folha de rascunho e resumo, sobre toda as anotações de assuntos que se tornariam os tópicos abordados no livro. Faça anotações também sobre os principais assuntos e comece dar as respostas para cada uma delas. Tudo num passo a passo que ajudasse no crescimento de meus futuros leitores e o ajude a como publicar um livro que tanto sonhou.

como publicar um livro

Por que esboçar? Porque você precisa de algo para dar a sua escrita algum tipo de estrutura. Os resumos mudam ao longo do tempo, alguns capítulos você pode decidir se livrar. E fique bem com isto. Sempre tenha um plano de ação!  Você terá um trabalho sólido quando tudo for dito e feito. Siga as anotações e construa com seu esforço, suar e observações o seu livro de sucesso.

Escrever

Escrever é a parte mais difícil desse processo. Uma vez que você tenha um esboço já ‘traçado’, você só deve se concentrar em escrever. Sim, escrever SEMPRE! Escrever, escrever e escrever! desde 2001 trabalhando no ramo, sempre ouço as mesmas perguntas sobre como publicar um livro. E eu sempre digo: escrevendo! Acho isto engraçado. E ai tenho que dizer: Uma capa chamativa ou uma tática de marketing não vai esconder a sua falta de conteúdo. Escreva, exercite-se!

Seja prático. Quando você é mais criativo? Escrever um livro realmente lhe fará conhecer seus pontos fortes e suas fraquezas. Eu sei que quando eu acordo de manhã é quando eu trabalho melhor. Então, sempre que posso eu acordo às 5 da manhã, escovo meus dentes e vou diretamente para o computador. E lá foco nos trabalhos de criação, seja de Capa ou de Diagramação. Eu fico lá por pelo menos 4 a 6 horas seguidas. Foco na criatividade!

como publicar um livro

Sim, é um sacrifício que deve ser feito. Disciplina! Se for a solução para que você saia da teoria do como publicar um livro para o dia de seu lançamento, foque na solitude da escrita! Quando não der, tire uma folga breve, esvazie a cabeça e volte ao trabalho!

Estude os livros e os autores da área que você esta escrevendo. Simplesmente perca tempo digitando ‘um monte de bobagens’ para criar conteúdo vazio. Isto pode afetar a qualidade do produto acabado. Foque no que há de qualidade em seu nicho!

Diagramação

Quando você planeja seu livro, você deve contar no tempo que pode levá-lo a passar pelo processo de diagramação. Eu tinha um amigo que fazia a diagramação, então eu paguei ele para diagramar meu. Você pode encontrar diagramadores que o ajude a como publicar seu livro. Certifique-se de procurar bons diagramadores e escolher alguém tenha experiencia no Mercado Editorial.

Capa do livro

Sabe as pessoas que dizem que não julgar um livro por sua capa? BOBAGEM! Vivemos em uma era em que a imagem importa ainda mais do que nunca. Se o seu livro tem uma capa de aparência ruim, afirmo de forma categórica que o mesmo ficará de lado numa vitrine. Não importa se é o melhor livro do mundo. Com uma capa feia, você já chegará perdendo quando houver o lançamento de seu livro.

Como Publicar um Livro

Uma vez que você tenha seguidos todos os seus passos:
– assunto do livro
– título do livro
– conteúdo escrito
–  Diagramação e arte de capa.

Faça o checklist? Então, você está pronto para dar ao mundo o seu ‘filho’!

Eu recomendo mais algumas coisas:

Obter um ISBN  – O que exatamente é um ISBN? Representa o número do ‘CPF’ do livro, mas no padrão internacional. Quase 99% dos livros produzidos possuem um ISBN. Verifique a contra-capa de um livro que você possua e encontrará um. Seu livro quase não existe no mundo se não puder ser oficialmente identificado com este número.

Você pode comprar um ISBN do site oficial aqui. Meu conselho é: Faça seu cadastro na Biblioteca Nacional (Seja como Autor ou Editora). Se for possível e optar por também lançar um eBook, eu recomendo pedir dois números de ISBN para cada um dos formatos.

Imprima seu Livro

E se eu quiser cópias físicas? Se você quiser cópias físicas de seu livro, então você pode pedir um orçamento e saber os custos de imprimir um livro. Existem gráficas que fazem médias e grandes tiragens. E isto eu chamaria de gráficas offset. Quando falo de médias tiragens, falo em algo apartir de 1000 livros. A vantagem é que o preço UNITÁRIO de impressão, vai diminuindo bastante na proporção de aumento de produção. Se você tem uma audiência/público de tamanho médio, vale bastante este tipo de orçamento de impressão.

como publicar um livro

Existem também gráficas por demanda. Neste nicho gráfico, há impressão de pequenas tiragens. Pequenas mesmo! Algumas gráficas fazem impressões apartir de encomenda de 50 unidades. A qualidade, na maioria esmagadora das vezes, é exatamente igual ao das gráficas de tiragem maior. Se a vantagem é que você não precisa gastar muito e mandar um estoque grande. Você pode ir fazendo impressões de acordo com a demanda de leitores. O único senão é o VALOR UNITÁRIO da publicação. o valor é mais alto, mas sendo bem assertivo, creio que este método por ser econômico é o mais indicado para o autor independente brasileiro.

Precisando de um orçamento de diagramação e criação de capa? Impressão? Fale comigo, HOJE!